Uma voz charmosa é tudo de bom

Por Lisete Alberici Oselame

‘Que voz charmosa’, comentário que a maioria já fez ou ouviu. Dizem que charme é a arte de ter uma personalidade atraente. Pois bem, esta qualidade normalmente é alcançada com o tempo, e pode ser aprendida através da prática e da observação. Assim como a dança, quanto mais praticamos, melhor fica.

A voz pode ser um pré-requisito de uma pessoa charmosa: o tom, o timbre, a empostação e a forma de falar contam muito. A nossa voz pode ser gentil, educada, alegre, triste, ruidosa, estridente e alta, muito alta. Aliás, a maioria das pessoas não ouve a própria voz e, o resultado pode ser ruim para o dono da voz e para as pessoas que o cercam. 

Dominar a voz pode fazer a diferença, bem como usar a musculatura responsável pela respiração e, acima de tudo, aprender a nos ouvir. Tudo isso vai ajudar para que consigamos educar a nossa voz e sonoridade vocal. É só observarmos, por exemplo, quem estuda canto lírico, mesmo tendo voz com grande capacidade sonora, sabe modulá-la para que saia mais doce e menos intensa. Conheço pessoas que tem o timbre alto, mas podem falar suavemente. E quando necessário, podem ser ouvidas a grande distância. Mas, só quando necessário. Que fique claro.

O nosso modo de falar tem destacada influência nas relações pessoais e profissionais. Se observarmos os grandes líderes, veremos que eles impressionam o outro com a sua fala, cativam e ganham a simpatia do público.

Mas atente que a fala pode impressionar de maneira positiva ou negativa. Conhecer a forma como nos comunicamos torna possível modificar essas impressões. Por exemplo: sabemos a idade de uma pessoa pela sua voz, o nível sócio-cultural e até mesmo características de personalidade. Você já viu alguma pessoa mais autoritária que fala com uma velocidade lenta, com um tom de voz mais fininho? É raro. Geralmente as pessoas mais enérgicas costumam falar com uma voz mais forte, mais incisiva, com uma velocidade mais acelerada e até mesmo um tom de voz mais grave. Outras pessoas têm uma voz infantilizada.

Qual será a imagem que nós transmitimos às pessoas com a nossa voz? Será a de alguém alegre, feliz, gentil e de bem com a vida? Ou será uma pessoa insegura, de mau humor, triste e fechada? Dica: atente para a forma de sua comunicação, a melodia que utiliza, as ênfases, as pausas e o tom de voz que devem ser convergentes com o que você deseja transmitir.

Nós vivemos em uma região em que as pessoas falam muito alto no telefone, nas reuniões, na rua, nos eventos, em vários locais. Inconveniente, não? Pois é, se não quisermos nos tornar também inconvenientes, precisamos aprender a usar o tom de voz a nosso favor. Afinal, a sua voz pode ser charmosa ou não.