O elogio fácil e a crítica sem fundamento

Estamos vivendo a era do elogio fácil e da crítica sem fundamento, que em nada contribuem para a nossa evolução. Se olharmos atentamente para os textos, as falas das quais somos bombardeados diariamente, o conteúdo é muito similar: elogios em profusão e críticas sem fundamentação e até mesmo maledicentes. Tudo igual, sem acréscimos algum. Falta até criatividade nos elogios e na crítica, sem falar na postura ética dessas ações.

A humanidade se move em grupos, regida pela maestria das mídias sociais e sem a reflexão tão necessária nos tempos atuais. Vide as Fake News que ganharam corpo e hoje são motivos de debates internacionais para o seu controle. Sim, porque exterminar deverá ser uma tarefa difícil, enquanto não tomarmos ciência da nossa responsabilidade como agente social, agentes de transformação para uma sociedade melhor, evolutiva.

Então não devemos elogiar? A resposta é: claro que sim. Enaltecer as pessoas e seus feitos produzem um resultado positivo em quem dá e recebe o elogio. Mas, este deve ser feito com clareza de propósitos e com a sinceridade necessária.

E a crítica? Esta por sua vez é fundamental para avançarmos, para fazermos uma análise da nossa conduta, do nosso trabalho e de como nos portamos perante os demais. Aqui vale ressaltar que não precisamos emitir opinião para tudo e para todos. Para criticar precisamos estar ciente dos fatos, buscar informações mais detalhadas, analisar sob algum ponto de vista. Pronto. Podemos então criticar com a devida cautela que a ação merece.

Tudo isso nos parece óbvio, mas que em comunicação ele não existe. Óbvio pra quem? O fato é que precisamos repensar nossas atitudes, mudar hábitos e comportamentos. Deixarmos de ser seguidores, para sermos protagonistas da nossa própria história. Seguir sim aqueles que nos fazem refletir, nos impulsionam para novas condutas, para verdadeiras mudanças em nossa vida.