Empreender, inovar e crescer - por Zeli Dambros

Por Zeli Dambros, empreendedora e empresária

 

Um empreendedor, seja em qualquer segmento, enfrenta uma metamorfose diária. Acompanhar a inovação e melhorar constantemente deixou de ser exigência e passou a ser obrigação. Manter-se na zona de conforto é assinar a sentença de morte da empresa.

Na área de eventos não é diferente, muito pelo contrário, é um setor que cresce e inova constantemente; O que foi tendência ontem, hoje já se tornou démodé.

As festas recebem produções exorbitantes. Em cada evento, um espetáculo à parte. E, com a facilidade da internet, o cliente já vem com a ideia pré concebida, sabendo muito bem o que quer e o que é tendência desde o mercado europeu.

 

Mas o que ele espera do fornecedor? No mínimo que seja informado, que acompanhe as mudanças e se recicle, que conheça o que é moderno e proponha a ele o melhor.

O empreendedor, por sua vez, além de estar atualizado, precisa ter habilidade na estruturação das ideia se ser um verdadeiro maestro nesse "espetáculo".

Precisa entender que cada cliente é único e se sente como tal, que qualquer erro na realização do seu sonho será marcado negativamente pra sempre.

Contudo, um bom empreendedor sabe administrar com cuidado e separar muito bem a emoção da razão. Quando envolve investimentos, ele pensa mais friamente e se pergunta: quem vai pagar a conta?

No caso de uma empresa de locações para eventos, a pergunta a ser respondida é simples: o desejo do cliente tem potencial de mercado? Essa é realmente uma tendência, ou um sonho isolado? É aí que precisamos estar informados: pesquisas na internet, em revistas especializadas, entre outros não basta, é preciso viajar - acompanhar em loco aonde a moda é ditada - participar de feiras do setor e avaliar a viabilidade de investimento enquanto negócio.

Um exemplo é o que acontece este ano no segmento. Há um exagero absurdo nas contraposições: o rústico vem com pedras, capins, cordas e tocos de árvores como enfeites de mesa. Já o luxo traz brilhos que se vê a quilômetros. Será que tudo isso terá continuidade?

Esse desequilíbrio exige ainda mais criatividade. É aí que entra o " maestro" o profissional contratado para "costurar" e deixar isso tudo harmonioso. Aquele que sabe exatamente até onde pode ir um projeto elegante e dentro do orçamento de cada cliente. O que traz valor agregado em cada produção: o cerimonialista!

Independente do ramo, a ideia é surpreender positivamente e marcar, ficar na mente do cliente e fidelizar.

Um bom empreendedor sabe voar com os pés no chão. Sabe ainda que o resultado precisa ser bom para cliente e fornecedor. Por que vamos ser honestos: sem resultados não há empresa e o sonho vira frustração.

Em suma, o empreendedor deve inovar com ética, ter visão estratégica, um bom plano de negócios e garantir a rentabilidade financeira da organização